CONSENTIMENTO
Por tratar-se de uma empresa pública da Administração Indireta do Distrito Federal, a Terracap quando do tratamento de dados pessoais de seus clientes na prestação dos serviços vinculados à sua atividade - sejam estes dados sensíveis ou não, prescinde (não precisa) de consentimento por parte do titular do dado, pois atua em cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 7º, II – LGPD), para a execução de políticas públicas - (art. 7º, III – LGPD), para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular (art. 7º, V – LGPD), dentre outras hipóteses legais do artigo 7º da LGPD.
Da mesma forma, prescinde de consentimento quando do tratamento de dados pessoais de seus empregados/colaboradores e de seus fornecedores – sejam estes dados sensíveis ou não, haja vista que o faz em estrito cumprimento de obrigação legal, contratual, regulatória ou de acordo coletivo de trabalho.
DA COLETA DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais coletados podem ser fornecidos diretamente pelo titular dos dados nas dependências da Companhia, ao se cadastrar no site ou via aplicativo móvel - ou para algum funcionário ou representante habilitado para agir em nome da TERRACAP.
Algumas informações do titular de dados também podem ser obtidas de órgãos públicos oficiais ou empresas parceiras devidamente autorizadas.
Destaca-se ainda que as operações realizadas sobre os dados pessoais limitam o tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas
finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados (LGPD, art. 6º, III).
FINALIDADE DO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
O tratamento de Dados Pessoais realizado pela Terracap, em síntese, será para as seguintes atividades:
habitação ou comércio, utilizando-se para esse tratamento de dados pessoais a hipótese legal de execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular dos dados, conforme base legal estabelecida no artigo 7º, V, da LGPD;
O tratamento de dados pessoais poderá ser realizado, ainda, em acordo com o artigo 7º da LGPD:
DOS DADOS PESSOAIS
Ao solicitar, contratar ou usar os produtos ou serviços da Terracap, são coletados e tratados alguns dados pessoais necessários à prestação dos serviços. Desde o momento em que o titular do dado interage com a Companhia, seja enquanto cliente, empregado/colaborador, parceiro/fornecedor ou terceiro interessado, a Terracap coleta os respectivos dados pessoais. Em alguns casos, o titular fornece diretamente os seus dados pessoais, mas também podem ser coletados de maneira automática.
A Terracap também recebe alguns dados pessoais enviados por parceiros/fornecedores que são contratados para finalidades específicas (como para reforçar o controle contra fraudes), para que a Companhia possa cumprir com obrigações legais ou com a regulamentação aplicável, dentre outras.
Ao acessar e utilizar os serviços da Terracap o titular deverá fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos e não alterar a sua identidade ou seus dados pessoais de qualquer forma, salvo nos casos de correção/retificação de dados. O titular será o único responsável pelas informações falsas, desatualizadas ou imprecisas que fornece diretamente à Companhia.
Enquanto o titular for cliente da Terracap, durante o uso dos produtos e serviços e por todo o período em que a Companhia armazenar os respectivos dados pessoais, eles serão mantidos em ambiente seguro e controlado.
Quando aplicável, e mesmo após o fim da relação contratual com o cliente, a Companhia pode armazenar os dados pessoais por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Empresa ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.
Dados pessoais dos Clientes
São aqueles dados informados pelo titular quando da contratação e tratados para atender aos interesses da Terracap quando da prestação dos serviços contratados, tais como: nome, documentos de identificação, nacionalidade, endereço, data de nascimento, entre outros dados pessoais.
Figuram ainda no rol de dados pessoais dos clientes: históricos de pagamentos, débitos, negociações, ações administrativas e judiciais, histórico de contratos, participação em pregões públicos, entre outros.
Dados pessoais dos empregados/colaboradores
São aqueles dados cadastrais informados pelo titular quando da contratação e tratados para atender às exigências legais e aos interesses da Terracap e do titular do dado, tais como: nome, data de nascimento, filiação, naturalidade/nacionalidade, gênero, endereço, dados de contato, dados biométricos, documentos de identificação, entre outros dados pessoais.
Figuram ainda no rol de dados pessoais dos empregados/colaboradores: dados relativos à saúde, remuneração, carreira, dependentes, dados bancários, bem como aqueles obtidos quando do acesso aos serviços ou produtos por meio de sites e aplicativo da Terracap, entre outros.
Dados pessoais dos fornecedores e de terceiros
São aqueles dados pessoais informados pelo fornecedor quando da contratação e aqueles informados por terceiros quando do acesso aos serviços ou produtos por meio de sites e aplicativos da Companhia, tratados para atender às exigências legais e aos interesses da Terracap e do titular do dado, tais como: nome, data de nascimento, naturalidade/nacionalidade, gênero, endereço, dados de contato, dados biométricos, profissão, documentos de identificação, entre outros dados pessoais.
A Terracap poderá obter dados pessoais quando do acesso aos serviços ou produtos por meio de sites e aplicativos:
Dados pessoais públicos
São aquelas informações sobre o titular do dado que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas pelo próprio titular, passíveis de coleta pela Terracap.
Aquelas informações sobre menções ou interações com a Terracap, bem como os depoimentos referentes à Companhia postados em perfis e páginas nas redes sociais, juntamente com o nome e imagem do titular (incluindo fotos de perfil), serão considerados dados públicos pela Terracap.
DO TRATAMENTO, COMPARTILHAMENTO E DA TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS
Do Tratamento
A Terracap realiza o tratamento dos dados pessoais para prestar um serviço de alta qualidade, oferecer os melhores serviços à sociedade, bem como em atendimento às obrigações legais ou regulatórias. Os dados pessoais são tratados com as seguintes finalidades:
Do Compartilhamento
A Terracap realiza o compartilhamento dos dados pessoais de seus clientes com parceiros, autorizados por contratos ou convênios tais como: fornecedores de tecnologia da informação; empresa prestadora de atendimento ao cliente de Call Center; prestador de serviço de comunicação; de serviços estatísticos; de pesquisas; de marketing; empresa responsável pelos serviços financeiros e de meios de pagamentos; parceiros que realizam leitura, emissão e entrega de contas; empresa responsável pela prevenção a fraudes; agências de cobrança; instituições financeiras; e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário.
A Terracap também realiza o compartilhamento dos dados pessoais de seus empregados/colaboradores e de seus parceiros/fornecedores, com autoridades e órgãos públicos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário.
Sempre que efetuado, o uso compartilhado de dados será realizado com as finalidades previstas nesta política de privacidade, dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.
O compartilhamento dos dados com demais órgãos e entidades da Administração Pública se dará no âmbito da execução de políticas públicas ou determinações definidas em Decretos ou regulamentos, visando o interesse público e o atendimento da finalidade pública.
Da Transferência Internacional
Alguns dados pessoais, ou todos eles, poderão ser transferidos para o exterior. Para isso, quando isso ocorrer, a Terracap observará todos os requisitos estabelecidos pela legislação vigente e adotará as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais sob sua custódia.
DO REGISTRO DE ATIVIDADES
A Terracap pode registrar as atividades que o titular realiza quando utiliza o aplicativo, sistema de serviços online ou site da Terracap, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites e aplicativos e serviços) que conterão: o endereço IP, acesso e ações realizadas pelo titular no serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.
A Terracap pode utilizar tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto o titular acessa os sites e blogs da Terracap, tais como:
DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA
A Terracap conta com um robusto sistema de gestão da segurança da informação. Este sistema está alicerçado na Política de Segurança da Informação da Terracap que estabelece princípios, objetivos, diretrizes e responsabilidades a serem observados no âmbito da Companhia, no Programa de Governança em Privacidade, bem como no Programa de Integridade da Terracap que foi concebido em consonância com a legislação pertinente e busca continuamente a excelência na prestação dos serviços e na promoção de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente.
A Terracap usa diversos tipos de medidas de segurança para garantir a integridade e privacidade dos dados pessoais sob sua custódia, como padrões de segurança de informação praticados pela indústria quando coleta e armazena dados pessoais.
Os dados pessoais podem, ainda, ser armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e outras tecnologias que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços e segurança.
A Terracap trata a segurança dos dados pessoais custodiados com o máximo de cuidado, utilizando padrões e melhores práticas adotadas no mercado. Possui equipe robusta, altamente qualificada e responsável por garantir que a adoção das melhores práticas de segurança, dentre elas:
A Terracap recomenda ainda, ao titular do dado pessoal que nunca compartilhe sua senha com ninguém, ela é pessoal e intransferível, prezando pelo cuidado ao postar seus dados pessoais em redes sociais ou qualquer outro ambiente público.
São recomendações para o uso seguro e responsável dos recursos de tecnologia da informação:
São recomendações sobre atividades não permitidas para o uso seguro dos recursos de tecnologia da informação:
DA ANONIMIZAÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais armazenados nas bases corporativas estão sujeitos ao tratamento de anonimização, como forma de mitigar os riscos inerentes à sua utilização, sendo aplicadas as técnicas após avaliação da área de tecnologia da Terracap, conforme o caso.
Nas soluções de gerenciamento de dados é possível utilizar as seguintes técnicas visando anonimização dos dados pessoais:
O mascaramento de dados substitui os dados pessoais e sensíveis do ambiente de produção por dados fictícios, mas realistas. Esse mascaramento pode ser usado para os ambientes de desenvolvimento e homologação, no qual o desenvolvedor não precisa ter acesso, por exemplo, ao número do cartão de crédito de um usuário para realizar testes mais próximos da realidade. Dessa forma, o conjunto de dados de teste passa a ser realista, mas sem expor os dados pessoais.
No tocante a documentos de processos administrativos que são disponibilizados para público externo, nas hipóteses em que não são permitidas o tratamento de dados pessoais, esses dados passarão por um processo de ocultação.