A Agência de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Terracap) vai contratar empresa especializada para o a atualização do prognóstico das ações necessárias para a complementação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) nos empreendimentos localizados no Varjão e no Centro de Atividades - CA 6, Lago Norte.
Segundo o Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o certame está marcado para o dia 7 de dezembro, às 10h. O critério de julgamento é o menor preço, ou seja, será declarado vencedor o licitante que apresentar a proposta mais vantajosa para a administração pública. O credenciamento do representante e a entrega dos envelopes devem ser feitos até a mesma data, às 9h.
A contratação dos serviços atende à Licença de Instalação (Vila Varjão) e à Licença de Operação (Centro de Atividades - CA 06, Lago Norte). O PRAD dos setores foi elaborado em 2008, tendo diagnosticado 10 áreas passíveis de intervenções na Vila Varjão. Desde então, a Terracap realizou ações para recuperação da área 10 – a maior dessas delas, correspondente ao Parque Ecológico do Varjão. Ali, foram plantadas cerca de 42 mil mudas. Nas demais áreas do PRAD, foram realizadas ações de implantação de infraestrutura e urbanização por outros órgãos, reduzindo ou eliminando a necessidade das intervenções previamente mapeadas pela Terracap.
Para a área 10, no entanto, o órgão ambiental de Brasília apontou pendências, sendo necessária a realização de estudo que demonstre a quitação dos passivos ambientais no local.
As empresas interessadas em participar da concorrência já podem fazer o download do edital por meio do site da Terracap, na seção Licitações Compras/Serviços. Para acessar os demais documentos referentes à Licitação Presencial nº 20/2022, basta clicar aqui.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas no call center da Terracap, no número (61) 3350-2222 ou via chat on-line, disponível no portal da Agência (www.terracap.df.gov.br). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Assessoria de Comunicação SocialAgência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O investidor que deseja iniciar o negócio ou mesmo aquele que já possui um empreendimento e planeja ampliá-lo deve ficar atento ao novo Edital de Licitação de Imóveis publicado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). No mês de novembro, são 96 oportunidades espalhadas em 14 regiões administrativas em todo o DF. Somente na Samambaia, há 49 terrenos disponíveis para venda e concessão com foco na indústria, no comércio e na prestação de serviços. Mas, para quem quer um imóvel para morar, ainda há raros lotes residenciais no Jardim Botânico e no Taquari.
Para fazer o download do edital, com valores e metragens dos imóveis, é só acessar o portal da empresa em: www.terracap.df.gov.br. Podem participar do processo licitatório quaisquer pessoas, física ou jurídica. Os interessados devem ficar atentos aos prazos: caução até dia 24 de novembro e licitação no dia subsequente (25). As condições de pagamento são: 5% de caução, entrada (com abatimento da caução) e o restante em até 180 meses, a depender do imóvel escolhido. Há, ainda, imóveis disponíveis para concessão mensal.
Todo o procedimento licitatório pode ser feito via online. Já os clientes que tiverem interesse de entregar a proposta de compra e o comprovante da caução pessoalmente, ainda contam com a opção do drive-thru, no estacionamento do edifício-sede da Terracap. A licitação é transmitida ao vivo pelo canal da Agência no Youtube.
Samambaia sempre será uma boa aposta para investimentos. Considerada uma das cidades mais pulsantes do DF, o comercio local encontra-se em franca expansão. Samambaia ganhou recentemente cerca de 700 unidades habitacionais, o que amplia o crescimento populacional de forma ordenada, e, por consequência, a demanda pela oferta de comércio e serviços. Atualmente, a região abriga mais de 250 mil moradores. Segundo o GDF, desde 2019, foram investidos somente ali mais de 194 milhões em obras e melhorias diversas.
Na região, encontram-se, por exemplo, terrenos com 50 m² e entrada a partir de R$ 3,9 mil, mas, ainda, projeções com metragens que chegam a 2,9 mil m². Neste caso, a entrada inicia em R$ 242 mil.
O desenvolvimento do Riacho Fundo II segue um caminho parecido. Programas habitacionais implementados no local e o número de habitantes que hoje, segundo dados da Administração Regional, ultrapassam 100 mil, têm chamado a atenção do setor produtivo. Ali, são oito opções de terreno, sendo seis para venda e dois para concessão mensal. As metragens variam de 91 m² a 2,3 mil m².
Há, ainda, sete opções no Paranoá Parque. Esse ano, o local recebeu importantes investimentos como a duplicação da BR-250, as obras do viaduto que liga o Paranoá ao Itapoã. Os imóveis, localizados na quadra 501, têm metragens de 840 m² a 1,5 mil m². Com entradas a partir de 11,7 mil.
O edital traz oportunidades para quem deseja um bom lugar para morar. São apenas dois lotes, entre as últimas unidades residenciais do Jardim Botânico e do Taquari: ambas as unidades são de 800 m², com entradas de R$ 26,2 mil e R$ 31 mil, respectivamente.
Como participar da licitação?
Alguns cuidados são necessários para participar da licitação. Veja o passo a passo:
Atenção: O valor deve ser recolhido em uma agência do BRB, mediante depósito identificado, transferência eletrônica (TED) ou pagamento de boleto expedido no site da Terracap, necessariamente em nome do próprio licitante ou pelo seu legítimo procurador até o dia 24 de novembro. A não apresentação da procuração implica em desclassificação automática do licitante. A licitação ocorrerá no dia subsequente, 25/11;
Para os licitantes preliminarmente classificados, a documentação exigida no edital deve ser entregue por meio da plataforma online, acessando-se o site www.terracap.df.gov.br, no menu Serviços, opção Requerimento Online, ou por meio do endereço eletrônico da Comissão de Licitação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) realizou, no início de novembro, uma ação voltada para equipe de fiscalização da Gerência de Fiscalização (Gefis) sobre a atuação preventiva dos riscos psicossociais. A iniciativa partiu do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e visa mapear e minimizar os fatores que podem contribuir para o adoecimento mental nos empregados.
O controle de riscos é uma realidade que integra as políticas de compliance de várias organizações públicas brasileiras. No conjunto de riscos a serem considerados, a compreensão e mensuração dos riscos psicossociais é ação realidade legal prevista na Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), recentemente, revisada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Segundo a assistente social do SESMT, Kelma Soares, a atividade contou com a participação dos 19 auxiliares de fiscalização que passaram a integrar o quadro funcional da empresa em 2022. Na oportunidade, foi aplicado instrumento de medida, para mensurar esse tipo específico de risco. “A equipe de fiscalização é o público-alvo da ação, tendo em vista a imperativa exposição a riscos ocupacionais desse grupo”, ressalta Kelma.
A assistente social reitera que o “encontro também foi uma oportunidade de refletir sobre as complexas dimensões do trabalho no mundo moderno e a sua relação com a saúde mental, além de abrir um espaço de fala sobre as dúvidas dessa equipe”.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estresse ocupacional pode conduzir a comportamentos danosos, como uso de substâncias psicoativas e consumo abusivo de álcool que, por sua vez, favorecem os distúrbios do sono e o excesso de peso. Por isso, é relevante que a empresa tente mensurar e controlar esses riscos para resguardar a saúde de seus colaboradores.
Assessoria de Comunicação SocialCarolina Spindola, sob supervisão de Suzana Leite Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Na última quinta-feira (10), funcionários da Terracap levaram 300 exemplares de livros literários e revistas em quadrinhos para a Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade. As doações fazem parte do programa Terracap Cidadã que, desde 2016, busca desenvolver ações socioambientais no Distrito Federal.
A logística contou com a colaboração da Gerat, do Nutan, do Nuger e da Gepes – Gerência que coordena o Programa Terracap Cidadã.
Atualmente, a biblioteca conta com um acervo superior a 60 mil exemplares - entre gêneros literários, material didático, revistas e enciclopédias, além de um espaço infantojuvenil com livros e gibis voltados crianças e adolescentes, todos recebidos por meio de doações.
Para auxiliar na arrecadação, é exigido que cada novo usuário faça a doação de livros no ato do cadastro. Como forma de incentivo para a leitura, não é exigida idade mínima para a obtenção da carteirinha.
Marilene Alves, uma das funcionárias da biblioteca, conta que há cerca de 16,2 mil leitores cadastrados. Além disso, existem outros usuários que não estão no sistema, mas frequentam o espaço. Entretanto, esses sem registro, não podem fazer o empréstimo dos livros e levá-los para casa.
“A parceria com a Terracap é fundamental para os alunos da rede pública, assim como para a comunidade em geral. Os livros chegam em excelentes condições de uso e imediatamente são catalogados e colocados para empréstimo”, revela Marilene.
A Biblioteca Pública de Ceilândia – Carlos Drummond de Andrade funciona de segunda à sexta, de 8h às 22h, e aos sábados, de 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3550-6279.
A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) reabriu a campanha de renegociação de dívidas vencidas até 30/06/2022, referentes a taxas de ocupação de empresas que foram beneficiadas pelos programas de desenvolvimento econômico Proin-DF, Prodecon-DF, Pades-DF, Pró-DF e Pró-DFII, além de demais concessões de imóveis urbanos com débitos em atraso. A iniciativa é permitida pelas Leis Distritais nºs 6.468/2019 e 6.888/2021. As interessadas já podem aderir à campanha.
A renegociação também se aplica às entidades religiosas ou assistenciais, e também aos clubes, que tenham dívidas de concessões antigas junto à empresa pública.
Serão concedidos descontos de 50% a 100% sobre as multas e juros de mora, a depender da entrada escolhida pela empresa ou entidade. Além do desconto, poderá ser realizado o parcelamento do saldo devedor em até 60 meses, podendo chegar a 120 meses em alguns casos.
Para o Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico, Leonardo Mundim, “esta é uma boa oportunidade, concedida pelo Governo Ibaneis Rocha, para o replanejamento e a regularização de débitos vencidos junto à Terracap, permitindo à empresa, Igreja, Templo, entidade assistencial e clubes esportivos a merecida retomada da tranquilidade financeira, para prosseguirem em suas relevantes atividades".
Como vai funcionar?
Para os contratos de concessão ativos ou prorrogados, pode ser realizado o agendamento de pagamento das parcelas vencidas pelo prazo de até 60 meses. Já no caso dos contratos de concessão encerrados ou cancelados, a ex-concessionária pode solicitar o parcelamento da dívida em até 120 meses.
A participação na campanha também poderá ser permitida para as empresas ou entidades religiosas ou assistenciais que estejam sendo cobradas em juízo pela Terracap.
É importante observar que, caso os contratos de concessão encerrados ou cancelados possuam dívidas de ressarcimento à Terracap de IPTU/TLP ou outra despesa, esses valores também podem ser incorporados na renegociação.
Em qualquer das modalidades, a empresa ou entidade deverá indicar o número de parcelas pretendido e recolher o valor referente à entrada do acordo. Funciona assim: aquela que der entrada de 12% sobre o débito em atraso, receberá 100% de desconto nas multas e juros de mora. A interessada que optar por pagar 8% de entrada, recebe 75% de desconto. E a que der pelo menos 4% de entrada receberá, por sua vez, abatimento de 50% nas penalidades.
Além disso, também será possível utilizar Certidão de Crédito emitida pela Terracap para quitação total ou parcial do acordo, inclusive da entrada. No portal da Terracap, é possível consultar as certidões de crédito atualmente existentes. Basta entrar no portal, acessar a aba “Acesso à informação”, localizada no canto direto superior do site, e clicar em “Relação de Certidões de Crédito Ativas”.
A adesão à campanha deve ser feita por meio do portal da Terracap, no endereço eletrônico: www.terracap.df.gov.br. Ao acessar a página, o usuário deve clicar em “Serviços” e, em seguida, em “Requerimento Online” (https://servicosonline.terracap.df.gov.br/), devendo informar o tipo de adesão, o percentual de entrada e o número pretendido de parcelas.
Mais informações podem ser obtidas por meio do call center da Terracap no número (61) 3350-2222 ou via chat on-line, disponível no portal da Agência de Desenvolvimento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Foto: Daniel Santos/Ascom Terracap
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